Casa Italia promove esporte, cultura, arte e cozinha no Rio

SÃO PAULO, 11 AGO (ANSA) - Horizontalidade. Este foi o conceito adotado pela Casa Itália, local de hospitalidade no Rio de Janeiro montado para promover o país durante os Jogos Olímpicos.   


Construída dentro de uma propriedade erguida nos anos 1960 pelo arquiteto italiano Ricardo Menescal, no Costa Brava Clube, a "Casa Italia" leva a assinatura de Beatrice Bertini e Benedetta Acciari no projeto de arte, de Claudia Pignatale no projeto de interiores e de Marco Frascarolo na iluminação. Pela primeira vez, a Casa Itália visa à promoção não somente do esporte italiano, mas também da arte, do design, da cultura e da gastronomia, tudo de maneira conjugada, horizontal. Além disso, leva o desafio de unir a excelência italiana e a brasileira, sede dos Jogos. Em entrevista exclusiva à ANSA, Pignatale disse que o projeto demorou um ano, desde sua elaboração à conclusão, mas que as obras ocorreram em cerca de dois meses. "A propriedade estava em desuso. Nós não alteramos nada, apenas reformamos e exaltamos a construção original". Foram necessários seis containers para transportar todos os materias da Itália ao Rio de Janeiro, em maio. "É um projeto grande, muito mais complexo do que as 'Casas' de hospitalidade criadas em eventos assim, quando apenas alugam um espaço para promover o país", disse o designer Stefano Marolla, criador de móveis da Casa, como um balcão de madeira.   


Dentre as exigências do Comitê Olímpico Italiano (Coni) para o projeto, estavam a instalação de um bar, de um wine bar, de um restaurante comandado por um chef estrelado italiano e itens para promover o país, que está na disputa para sediar os Jogos de 2024, em Roma. Na semana passada, o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, visitou a Casa, que oferece almoços, jantares, serviços de spa, exposições de arte e telões que transmitem os Jogos. Apesar de não ser aberta ao público (apenas convidados podem acessar o estabelecimento), a Casa Itália recebe mais de 500 pessoas por dia. Na inauguração, foram 1,5 mil. Os "sortudos" em acessar o local poderão se deparar algum dia com os atletas italianos que estão no Rio e que escolheram a Casa para celebrar suas vitórias. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos