Cuba se prepara para aniversário de 90 anos de Fidel

HAVANA, 11 AGO (ANSA) - Birán, o povoado onde nasceu Fidel Castro, e Santiago de Cuba lideram as celebrações do aniversário do líder da Revolução Cubana, que completa 90 anos no próximo dia 13.   

Apesar de os festejos terem começado de maneira informal há dias, celebrações "sem precedentes" estão programadas para este final de semana em todo o país. Birán, onde se localiza a fazenda onde morava a família Castro, espera ao menos 2 mil visitantes no sábado. No local foi criado um museu com fotos da infância, adolescência e juventude do ex-presidente cubano. Ainda na cidade, foram plantadas 90 árvores em uma floresta dedicada a José Marti , o herói nacional da ilha.   

Santiago de Cuba, localizada a cerca de 900 km da capital, Havana, também receberá uma série de eventos, por ser considerada a cidade mais querida de Fidel no país, como apontam historiadores. Em março de 1959, apenas dois meses após o triunfo da Revolução Cubana, Fidel realizou um famoso discurso dizendo que sua vida e coração "estão unidos nesta cidade". "Um especial sentimento me invade quando estou aqui, uma especial emoção".   

Fidel será lembrado com eventos e celebrações também em outros países latino-americanos como Brasil, Argentina, Venezuela, Equador, Bolívia e México.   

O ex-presidente cubano se afastou da política em 2006 por motivos de saúde e raramente faz aparições públicas. Em 2008, seu irmão, Raúl, foi oficializado como seu sucessor na Presidência de Cuba. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos