Itália é um dos países mais amados para turismo gastronômico

SÃO PAULO, 11 AGO (ANSA) - Nos últimos anos vem crescendo a tendência das "food travel" ou "culinary travel", onde os destinos e os itinerários das viagens são escolhidos pela culinária do local, as suas especialidades, seus principais chefes e restaurantes.   


Por isso, já era de se esperar que a Itália, como toda sua tradição enogastronômica, estivesse entre os melhores e mais cotados países do mundo para esse tipo de viagem.   


A comprovação disso vem do Food Travel Monitor 2016, estudo anual especializado em turismo culinário realizado em todo o mundo pela organização World Food Travel Association.   


De acordo com a pesquisa, a Itália, junto com a França e o Japão, é o país mais escolhido por quem quer ter uma viagem mergulhada na gastronomia e na enologia. O país europeu é, por exemplo, o destino preferido para os amantes de cozinhas típicas dos alemães, que vêm na região da Toscana e na cidade de Roma locais de comidas e vinhos maravilhosos. Já para os chineses, o território italiano é o único que interessa em termos de enogastronomia fora do Oriente. E para os norte-americanos a Itália é a única meta do mundo neste sentido.   


Ainda segundo o estudo, 93% dos turistas que viajam ao país para uma "food travel" conhecem as famosas cantinas, aproveitam para experimentar a comida de rua local e assistem a showcookings com grandes chefes.   


Outra informação curiosa do documento é que os turistas italianos, ao contrário dos de outras nacionalidades, não consideram seu país como um destino enogastronômico. Em geral, 49% dos turistas acreditam que a própria nação é um lugar que merece ser descoberto em relação à sua culinária. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos