Conheça as 5 ilhas mais belas da Croácia

ROMA, 15 AGO (ANSA) - Não só águas cristalinas, praias com areia dourada e uma natureza exuberante. Nas ilhas da Croácia também há muita história, museus, esportes e festas nas praias. Confira as cinco ilhas mais encantadoras da costa croata: 1. Cres Na ampla baía de Kvarner, Cres é a maior ilha do Adriático, com praias encantadoras, natureza preservada e mar limpo. As praias naturistas estão localizadas em Kovacine e Punta Kriza. Em Kovacine há também uma praia para deficientes que conta com toda a ajuda necessária e um acesso especial para entrar no mar.   


As cidades de Lubenice, Osor, Beli e Cres são verdadeiras jóias da arquitetura rural e medieval e de projetos ecológicos.   


A ilha, que recebe campeonatos de nível internacional e nacional, é um verdadeiro paraíso para os velejadores, sendo considerada um destino ideal para os amantes da natureza.   


Cres é o local para desafiar os próprios limites. Escalada livre, windsurf, kitesurf , caiaque e até mesmo pesca submarina são os principais esportes radicais praticados na ilha.   


A cozinha tradicional pode ser apreciada com o prato mais popular da região, o cordeiro, e a principal bebida caseira, o conhaque com ervas aromáticas. O queijo de leite de ovelha com presunto caseiro e azeitonas também são deliciosos aperitivos. Além do peixe fresco, camarão, lagosta e caranguejos. 2. Pag Com mais de 2500 horas de sol por ano, a ilha Pag é conhecida como uma das mais ensolaradas do Adriático. Na parte oriental, destacam as pedras, costa íngreme e paisagem rústica, enquanto na ocidental, uma paisagem verde e suave.   


Há anos, a ilha é considerada o destino preferido para o jovens à procura de música e festas na orla de águas cristalinas. As praias também são o "point" dos apaixonados e praticantes do windsurf.   


Na gastronomia, destacam-se as iguarias locais, como cordeiro e o famoso queijo Pag, um dos símbolos da ilha.   


3. Dugiotok Conhecida como "Ilha Longa", em Dugiotok é possível desfrutar de uma bela e grande reserva natural. Entre os principais locais para aproveitar as belezas da ilha estão: o Parque Natural Telascica e o Parque Nacional Kornati, as baías de Soliscica, de Pantera e a praia de Sakarun, considerada uma das baías mais belas do mundo. Além disso, há o pitoresco farol na pequena cidade de Veli Rat. A ilha, famosa por suas pedreiras, desde o Império Romano, no início do século XX, é uma das mais belas do Adriático, sua flora mediterrânea é o lugar ideal para os amantes do fundo do mar e de águas cristalinas.   


A tradição da pesca e do cultivo agrícola fornece sabores únicos em uma cozinha que abriga receitas extremamente antigas.   


4. Brac Considerada a terceira maior ilha do Mar Adriático, Brac é um dos principais pontos turísticos da Croácia. Entre as cidades mais conhecidas da ilha estão Bol e Supetar.   


Com baías profundas, florestas de pinheiros ao longo do mar, águas cristalinas, a praia Zlatni Rat, em Bol, é uma das mais fotografadas pelos turistas e o destino de verão mais popular do mundo.   


Bol é o local dos pescadores, marinheiros e um ambiente turístico com complexos hoteleiros, casa e apartamentos para locação. Na gastronomia, os restaurantes optam por servir receitas originais da Dalmácia.   


5. Mljet A ilha de Mljet, uma das mais verdes do Mar Adriático, é um dos locais mais esplêndidos do Mediterrâneo. Ilha selvagem, mística, repleta de árvores e bosques, ideal para explorar a rica flora e fauna, além de desfrutar da beleza e da paz da natureza.   


Ao observar a paisagem de Mljet é possível se deparar com rebanhos de cabras, ovelhas e burros. Como patrimônio arquitetônico, há o Palácio de Diocleciano em Split, e o anfiteatro em Pula.   


Mljet, com sua bela natureza, águas cristalinas, lagos e a riqueza cultural são considerados um verdadeiro paraíso na terra. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos