Papa pede justiça e paz para mulheres vítimas de violência

ROMA, 15 AGO (ANSA) - O papa Francisco lembrou hoje, dia 15, durante o Angelus da Assunção de Maria, as mulheres oprimidas "pelo peso da vida e o drama da violência", pedindo justiça e paz para elas.   

"Pensemos, em particular, nas mulheres cansadas do fardo da vida e do drama da violência, nas mulheres escravas da arrogância dos poderosos, nas meninas obrigadas a realizar trabalhos desumanos, nas mulheres obrigadas a se render no corpo e no espírito à cobiça dos homens", acrescentou o líder da Igreja católica.   

"Que a elas possam ter o quanto antes uma vida de paz, de justiça, de amor, à espera do dia em que finalmente se sentirão seguradas por mãos que não as humilham, mas que, com ternura, as reerguem e as conduzem pela estrada da vida até o céu", conclui Francisco.   

Declarações foram feitas dias após o Papa visitar, na última sexta-feira, dia 12, de surpresa, 20 jovens ex-prostitutas da Comunidade Papa João XXII, um grupo que trabalha com pessoas carentes e marginalizadas pela sociedade em Roma. Desde que assumiu o Pontificado, Jorge Mario Bergoglio tem uma "política" de valorização das mulheres, falando sobre elas em vários dos seus discursos. Francisco é conhecido por defender o papel das mulheres dentro da Igreja, sua importância para a sociedade e, em mais de uma ocasião, já quebrou o protocolo para abrir seu caminho dentro da religião, como quando incluiu as mulheres no rito do lava-pés.   

Em outros momentos, o Papa criticou a disparidade salarial entre gêneros e o machismo. Vítimas inocentes - Ainda no âmbito do Angelus, o Papa lamentou a situação das "vítimas inocentes de persistentes conflitos" ao redor do mundo.   

"O meu pensamento vai aos habitantes do Kivu do Norte, na República Democrática do Congo, que recentemente foram vítimas de novos massacres, que há muito são perpetrados no silêncio vergonhoso sem sequer chamar a nossa atenção", declarou. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos