Com derrota para Suécia, Brasil vive clima de 'Maracanazo'

RIO DE JANEIRO, 16 AGO (ANSA) - Pouco mais de 66 anos depois, um novo "Maracanazo". Porém desta vez sem vilões, apenas uma derrota que levará tempo para cicatrizar. Em um Maracanã lotado, a seleção de futebol feminino do Brasil foi eliminada dos Jogos Olímpicos nos pênaltis pela Suécia e perdeu a chance de conquistar um ouro inédito.   


Até então, Marta, Barbara e Formiga haviam tomado o lugar de Neymar e seus companheiros no topo da preferência nacional, como comprova a já icônica foto do garotinho que trocou o nome do craque do Barcelona em sua camisa pelo da maior jogadora da história.   


Nas redes sociais, o clima pela eliminação para uma seleção que havia sido goleada pelo Brasil na fase de grupos é de tristeza nacional. Nem mesmo os mais de 300 minutos sem fazer gol e a escassez de repertório do técnico Vadão serviram para aplacar a dor da torcida.   


"A derrota mais doída das Olimpíadas. Talvez o ouro que mais desejávamos ganhar", resumiu a página do ex-site "Impedimento", que no dia a dia se dedica ao futebol sul-americano. "Agora precisamos juntar os pedaços e conquistar pelo menos o bronze", disse Marta.   


A eliminação também coloca à prova o "amor" do brasileiro pelo futebol feminino, que sempre surge mais forte do que nunca nos Jogos Olímpicos, para desaparecer ainda mais rápido quando o maior evento esportivo do mundo se desfaz. A final do último Campeonato Brasileiro, entre Flamengo e Rio Preto, foi disputada para arquibancadas praticamente vazias.   


A primeira oportunidade para ver esse cenário mudar será já no próximo domingo (21), no clássico entre Santos e Corinthians pelas semifinais do Campeonato Paulista, que é transmitido pela "TV Brasil". Além disso, na quarta-feira seguinte (24), começa a Copa do Brasil.   


Proporcionar bons públicos e boas audiências é essencial para um esporte que, no país do futebol, ainda vive nas franjas dos homens. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos