Restaurantes italianos lançam nova 'moda' para servir peixes

BARI, 16 AGO (ANSA) - Está nascendo uma nova forma de comer peixe na Itália: o "risto-pescheria", um misto de restaurantes e pescarias. A moda, que começou principalmente nas cidades litorâneas do sul da Itália, relembra as práticas de antigamente.   


O jantar "alternativo" tem como principal atração o fato de que os próprios pescadores levam os peixes, que foram pescados poucas horas antes, diretamente aos restaurantes. A ideia tem o propósito de aproximar as pessoas dos processos produtivos da pesca e assim incentivar o consumo. "Acreditamos que essa ideia é uma tendência de mercado muito positiva, uma maneira de integrar a linha de produção e, ao mesmo tempo, seguir as tradições locais italianas em contrapartida das grandes indústrias do setor" disse à ANSA Marcello Fiore, CEO da FIPE, associação responsável pelo setor de restaurantes, entretenimento e turismo.   


A pesca é um dos mercados mais afetados pela crise econômica que atingiu a Itália nos últimos oito anos e os números de importação confirmam o problema. Desde o momento da pesca até a chegada ao supermercado, o preço do peixe pode aumentar até 20 vezes.   


Além disso, cerca de 45% dos italianos não entendem muito sobre os diferentes tipos de peixes que o mercado oferece, segundo a associação Federcoopesca-Confcooperative. Por isso, a oportunidade de conhecer pessoalmente os pescadores de seus peixes pode gerar um apreço maior pela comida. (ANSA).   


Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos