Robson Conceição vence 1º ouro do Brasil no boxe olímpico

RIO DE JANEIRO, 16 AGO (ANSA) - Um dia depois da conquista inédita de Thiago Braz no salto com vara, Robson Conceição derrotou o francês Sofiane Oumiha na final da categoria 60 kg (peso leve) e faturou o primeiro ouro do Brasil no boxe olímpico.   


Superior durante toda a luta, Conceição foi eleito vencedor por pontos em decisão unânime dos juízes. Até então, o país tinha quatro medalhas na modalidade, mas apenas de prata e bronze. Em seu caminho, o brasileiro passou por Anvar Yunusov (Tadjiquistão), Hurshid Tojibaev (Uzbequistão) e pelo campeão mundial Lázaro Álvarez (Cuba).   


Nascido em Salvador, Conceição tem 27 anos e esteve nos Jogos Olímpicos de Pequim e Londres, quando foi eliminado logo na primeira luta. No entanto, em 2008, disputou a categoria 57 kg (peso pena), que foi tirada do programa.   


Em 2011, foi medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Também tem pódios nos Mundiais de 2015 (bronze), no Catar, e 2013 (prata), no Cazaquistão. No seu bairro natal em Salvador, a luta contra Oumiha foi acompanhada por um telão.   


Essa é a primeira medalha do boxe brasileiro nos Jogos do Rio, após as três conquistadas em 2012. Ao todo, o Brasil já soma 11 em 2016 (três ouros, quatro pratas e quatro bronzes) e tem mais duas garantidas no vôlei de praia. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos