Veneza enfrenta maior êxodo de moradores de sua história

VENEZA, 12 AGO (ANSA) - A cidade de Veneza, considerada uma das mais belas do mundo, está enfrentando um êxodo de moradores nunca antes visto. Hoje, os residentes da cidade dos canais somam 55 mil, mas, espera-se que até setembro esse número caia para 54 mil, segundo dados oficiais da Itália. Em média 2,6 cidadãos venezianos abandonam o município por dia, número recorde na história veneziana.   


Um dos fatores que levam ao problema é um velho conhecido das regiões italianas: nascem menos pessoas do que morrem. Para se ter ideia, em 2015, foi registrado o menor número de nascimentos na Itália desde a sua unificação, em 1861. Segundo dados do Instituto Italiano de Estatísticas (Istat), divulgados em fevereiro, foram 488 mil bebês que nasceram no ano passado, ou seja, oito em cada mil habitantes.   


Além disso, muitos moradores estão optando por morar em bairros mais periféricos ou se mudam para outras cidades próximas para alugar suas residências na famosa cidade italiana. Com isso, dezenas de imóveis ficam vagos no centro de Veneza.   


O despovoamento, que vêm ocorrendo há anos, prejudica não só o legado cultural e histórico, mas afeta diretamente os serviços públicos e privados, como comércio, transporte e escolas. Além disso, a cidade mágica é prato cheio para o turismo - esse sim, que não para de aumentar - e conta com a famosa Piazza San Marco, as gôndolas, igrejas, museus e outros locais históricos. Por isso, temendo que a região se torne uma espécie de cenário feito para turistas e celebridades, o jornal local "La voce di Venezia" escreveu: "Veneza tem que se manter viva, com pessoas que vivam aqui, trabalhem e deem um futuro para seus filhos".   


(ANSA).   


Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos