Papa cria órgão voltado para laicos e para família

CIDADE DO VATICANO, 17 AGO (ANSA) - O papa Francisco oficializou a criação de um novo departamento da Igreja Católica, o dicastério para os Laicos, a Família e a Vida. O novo órgão estudará e poderá ajudar em novas resoluções sobre o matrimônio e as famílias, entre outros temas.   

Criado de motu proprio, ou seja, pelo próprio Papa, a Carta apostólica que agrega mais um departamento oficial aos Conselhos Pontifícios foi elaborada no dia 15 de agosto e publicada oficialmente nesta quarta-feira (17).   

"A Igreja, mãe cuidadosa, ao longo dos séculos, teve cuidado e atenção pelos laicos, a família e a vida, manifestando o amor do Salvador misericordioso para a humanidade", escreveu Jorge Mario Bergoglio no documento. O líder católico ainda pediu para que a Igreja aja "prontamente nos dicastérios da Cúria Romana, para que estejam adequados às situações do nosso tempo e se adaptem às necessidades da Igreja Universal". Em particular, escreve Francisco, "o nosso pensamento volta-se para os laicos, às famílias e à vida, aos quais desejamos oferecer apoio e ajuda para que possam ser testemunhos ativos do Evangelho do nosso tempo e da expressão da bondade do Redentor".   

Por isso, "após ter avaliado cada coisa, com a nossa autoridade apostólica instituímos o Dicastério para os Laicos, a Família e a Vida, que será regido por Estatutos especiais".   

O sucessor de Bento XVI ainda afirmou que os atuais Conselho Pontifício para os Laicos e o Conselho Pontifício para a Família serão transferidos para novo departamento a partir do dia 1º de setembro. Para presidir o novo dicastério, o Papa nomeou o atual bispo de Dallas, o monsenhor irlandês Kevin Joseph Farrell. O religioso de 69 anos foi membro dos Legionários de Cristo e era bispo da cidade do Texas, nos EUA, desde 2007. "Estou honrado que o Santo Padre tenha me escolhido. Espero ser parte importante da obra da Igreja universal na promoção do apostolado dos laicos, da Pastoral da Família e no apoio à vida humana", escreveu Farrell em nota no site da Diocese de Dallas.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos