Apesar de recorde, Brasil fica abaixo da meta no Rio

RIO DE JANEIRO, 21 AGO (ANSA) - O Brasil conquistou no Rio de Janeiro a melhor campanha de sua história nas Olimpíadas, mas uma análise mais distanciada mostra que o desempenho do país ficou abaixo do esperado, embora as vitórias no futebol e no vôlei masculinos tenham encerrado a participação brasileira em clima de euforia.   


Nos Jogos de 2016, o Brasil venceu 19 medalhas, sendo sete de ouro, seis de prata e seis de bronze, batendo o recorde de pódios de Londres 2012 (17) e de medalhas douradas de Atenas 2004 (cinco). Além disso, terminou na sua melhor posição no quadro geral, em 13º lugar.   


Mas aí é que mora o problema. A meta declarada do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) era por o país entre os 10 primeiros em número de medalhas, porém faltaram três pódios para atingir o 10º colocado Canadá.   


Além disso, previsões mais otimistas davam 25 medalhas para o Brasil. O que pode explicar esses números é o desempenho aquém do esperado de alguns esportes, como o judô, que levou três medalhas, o boxe, com uma, e a natação, que passou em branco.   


Para piorar, favoritos ao pódio caíram precocemente, como o vôlei feminino e a dupla Marcelo Melo e Bruno Soares no tênis.   


Outras decepções foram compensadas por resultados inesperados, como as medalhas de Thiago Braz no salto com vara (ouro) e Bárbara e Ágatha no vôlei de praia (prata), que ofuscaram as quedas de Fabiana Murer e da dupla Larissa e Talita.   


Contudo, também é possível olhar o copo meio cheio. Pela primeira vez, o Brasil subiu ao pódio em 12 esportes diferentes: futebol, vôlei, vôlei de praia, boxe, taekwondo, judô, vela, atletismo, tiro esportivo, ginástica artística, maratona aquática e canoagem, sendo nestes dois últimos de forma inédita.   


Em Londres, foram nove. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos