Mercosul se reúne para tentar resolver impasse com Venezuela

SÃO PAULO, 23 AGO (ANSA) - Representantes do Mercosul se reuniram nesta terça-feira (23) para tentar resolver o impasse criado pela transferência da Presidência temporária do bloco, que deveria estar sob comando da Venezuela. Delegados do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai se encontraram em Montevidéu para discutir possíveis soluções à crise. É a segunda reunião neste mês para abordar o tema, mas as propostas precisam ser levadas aos ministros das Relações Exteriores de cada país-membro. O impasse começou quando Brasil, Paraguai e Argentina se posicionaram contra à transferência da Presidência do Mercosul para a Venezuela, cujo mandato corresponde ao segundo semestre de 2016.   

Oficialmente, os países acusam Caracas de não cumprir todos os requisitos de adesão ao bloco, mas, nos bastidores, o trio também demonstra descontentamento com a situação dos presos políticos na Venezuela. No último dia 12, completou-se o prazo de quatro anos dado a Caracas para se adequar às normas do Mercosul.   

O Uruguai deveria entregar a Presidência à Venezuela no fim de julho, mas, sem um acordo, seu mandato terminou e nenhum país assumiu o posto, provocando um vácuo político inédito. Sem Presidência, o bloco fica imbolizado e incapaz de tomar qualquer decisão regional. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos