Filme retrata Faixa de Gaza com base em livro de Anne Frank

TEL AVIV, 24 AGO (ANSA) - O filme intitulado "What Does Anne Frank Mean Today" ("O que Anne Frank significa Hoje", em tradução livre), do diretor croata Jakov Sedlar, narra em árabe os conflitos atuais entre israelenses e palestinos na Faixa de Gaza, intercalando com a história de Anne Frank. O longa que foi filmado, em alguns momentos, a apenas três quilômetros da faixa de Gaza, conta com atuação de oito atrizes palestinas que interpretam Anne e também com depoimentos verídicos de palestinos sobre a região, segundo informações do site de cinema norte-americano "Deadline".   


"Por que uma nação está gastando mais dinheiro com guerra do que com a saúde, educação e arte?". A frase escrita por Anne Frank há 40 anos é narrada por uma das jovens atrizes palestinas, enquanto a cena de um bombardeio de 2014 em uma escola da região de Gaza ganha a tela. A ideia do diretor foi justamente mostrar o "horror" que, independente dos motivos, uma guerra traz. Para isso, Sedlar mescla narrações do famoso livro "O Diário de Anne Frank", obra escrita em 1945 quando a menina judia passou dois anos na Holanda fugindo da perseguição nazista, com histórias sobre a guerra de hoje no Oriente Médio.   


O diretor croata contou que conversou com israelenses antes de começar as filmagens e os alertou sobre os efeitos que a obra pode causar no mundo de hoje. "Fale com seus amigos sobre Anne Frank, lhes conte sobre o Holocausto", pediu Sedlar durante uma audiência. Ele ainda disse que espera que sua obra possa abrir os olhos do mundo para os conflitos que acontecem atualmente na região palestina. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos