Ambulância socorre animais vítimas do terremoto na Itália

ARQUATA DEL TRONTO, 29 AGO (ANSA) - O terremoto que atingiu o centro da Itália na última quarta-feira, dia 24, deixou centenas de vítimas fatais e de feridos. E entre eles também estão animais de estimação, como cães e gatos, que estavam com seus donos na hora dos tremores ou que vagavam pelas ruas das cidades quando o incidente aconteceu.   

Por isso, entre as ambulâncias e tendas de atendimento que se encontram em Pescara del Tronto, distrito da cidade de Arquata del Tronto, onde já foram contabilizadas 50 mortes, está uma "estação" veterinária, especializada em assistir os animais que estavam na região do terremoto.   

Os primeiros pacientes do ponto foram três gatinhos que estavam em estado de choque. Os animais foram examinados pelos veterinários, receberam "alta" e foram dados para adoção "perfeitamente saudáveis", afirmaram os voluntários do local.   

O serviço foi organizado pela associação de voluntariado Amico Fedele de San Benedetto del Tronto com a Croce Gialla de Ancona, o setor veterinário da Azienda Sanitaria Locale (ASL) da área e o Istituto Zooprofilattico Umbria e Marche. Ele também conta com a ajuda da faculdade de veterinária da Universidade de Camerino.   

A ambulância para animais tem como objetivo cuidar e, se necessário, curar os cães e gatos que foram atingidos pelo terremoto. Os voluntários estão disponíveis a qualquer momento também para os animais que seguiram seus donos até as tendas.   

Grande parte dos bichinhos morava nas casas de Pescara del Tronto.   

O posto veterinário fica aberto 24 horas por dia. Presidido por voluntários, entre eles um chefe de cozinha e uma enfermeira de um lar de idosos, e funcionários de ONGs, ele é acessível de noite através de um telefonema. "Estaremos em funcionamento até até que seja necessário, até que haja um pouco de normalidade", explicaram os voluntários. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos