Wenders retorna a Veneza após 12 anos com drama em 3D

VENEZA, 01 SET (ANSA) - Um simpósio entre homem e mulher em uma espécie de Jardim do Éden para confrontar as diferenças entre os dois sexos e como eles se enxergam. É isso o que o diretor alemão Wim Wenders levou ao Festival de Veneza com o filme "Les beaux jours d'Aranjuez" ("Os dias belos de Aranjuez", em tradução livre), que concorre ao Leão de Ouro e foi exibido nesta quinta-feira (1º).   


Inspirado livremente na peça homônima do escritor austríaco Peter Handke, o longa é estrelado por Reda Kateb, Sophie Semin, Nick Cave, Jens Harzer e pelo próprio Handke. Em um jardim, um homem (Kateb) e uma mulher (Semin) se perguntam sobre o amor em uma noite de verão. Só que mais do que uma conversa, é o homem quem interroga a mulher para descobrir seus segredos, as coisas jamais ditas.   


"É na diferença entre homens e mulheres que começa a história da humanidade", disse Wenders nesta quinta, durante uma coletiva de imprensa em Veneza. "De frente à maçã do paraíso terrestre, parte a história eterna. Uma história que causou guerras, mas também a coisa mais bela de todas: o amor", acrescentou.   


Como pano de fundo, um escritor (Harzer) que está na casa de frente ao jardim onde tudo acontece imagina o diálogo da dupla e começa e colocar o resultado de seus pensamentos no papel. Apesar do cenário minimalista, "Les beaux jours d'Aranjuez" é exibido em 3D. Wenders explica: "Queria representar o Paraíso, queria que o público sentisse junto comigo apenas o vento e os passarinhos que cantam. Já utilizei o 3D muitas vezes, mas nunca obtive tamanha paz".   


O filme é falado em francês, idioma que, segundo o diretor, é "único" em termos de beleza, elegância e leveza. Vencedor do Leão de Ouro em 1982, com o longa "O Estado das Coisas", o cineasta alemão estava ausente do Festival de Veneza desde 2004, apesar de ter sido jurado em 2008. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos