Partido de Raggi lança manifesto contra candidatura Roma2024

ROMA, 9 SET (ANSA) - Um dia após fontes do governo de Roma informarem à ANSA que a prefeita Virginia Raggi iria enterrar de vez a candidatura da capital italiana para ser sede dos Jogos Olímpicos de 2024, o blog do líder do partido Movimento Cinco Estrelas (M5S) publicou um texto contrário à competição.   


O documento assinado por Elio Lannutti, que é presidente de um dos sindicatos de bancários italianos, no blog de Beppe Grillo, fonte oficial das comunicações do partido, foi intitulado de "Olimpíadas em Roma, não obrigado". Ao longo do texto, Lannutti lembra da dívida pública da cidade e diz que realizar o maior evento do planeta seria "hipotecar o futuro dos jovens".   


"Os Jogos são muito utilizados para hipotecar o futuro dos jovens repleto de débitos e como potentes armas de distração em massa com a finalidade de oferecer com o espetáculo, apresentado ao mundo através dos meios de comunicação de massa que financiam apenas uma mínima parte dos custos, melhoras efêmeras nas condições econômicas e sociais das famílias", diz a publicação.   


Ainda de acordo com a publicação, as cidades-sede desde a década de 1980 acumulam dívidas com a realização das Olimpíadas. O 'manifesto' ainda critica a postura do governo italiano, mais especificamente do primeiro-ministro Matteo Renzi, em defender a candidatura.   


O M5S possui uma estrutura diferente dos partidos tradicionais: não tem sede, comitês, presidente ou secretário, e todas as suas decisões importantes são decididas por meio de votações online no blog de Grillo, onde apenas "inscritos", espécie de filiados do movimento, podem participar.   


Já Raggi vem promovendo uma administração conturbada em Roma desde junho e sofre com problemas ligados aos seus assessores.   


Nos últimos dias, recebeu cobranças até de seu partido por ter colocado uma mulher investigada por fraude e tráfico ilegal de lixo na pasta municipal de Meio Ambiente - além de enfrentar uma renúncia de cinco servidores de alto comando.   


A candidatura de Roma aos Jogos de 2024 foi confirmada no fim de 2016, antes de Raggi chegar ao poder, e é considerada uma das mais fortes na disputa. Além da "cidade eterna", estão na briga Budapeste (Hungria), Los Angeles (EUA) e Paris (França). (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos