Presidente da Turquia é alvo de protesto em Veneza

VENEZA, 9 SET (ANSA) - O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, foi alvo de um protesto nesta sexta-feira (9) durante a 73ª edição do Festival de Cinema de Veneza.   

O elenco do documentário "Our War" desfilou no tapete vermelho segurando cartazes com a inscrição "Erdogan terrorista, com Kobane até a vitória" e com o emblema amarelo do grupo curdo Unidade de proteção Popular (YPG). O longa de Benedetta Argentieri, Bruno Chiaravalloti e Claudio Jampaglia traz um olhar aprofundado sobre três jovens ocidentais que se uniram à resistência curda no norte da Síria.   

Os protagonistas do filme junto com Eugenio Finardi, compositor da principal música do documentário, realizaram a manifestação contra o regime turco após o governo autorizar uma série de ataques contra o grupo curdo.   

Em agosto, Ancara iniciou um forte ataque na fronteira com a Síria, que tinha como intuito - além de declarar a cidade de Jarablus "livre" do grupo Estado Islâmico - atacar o grupo YPG, o braço-armado do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que poderia aproveitar a expulsão dos jihadistas para transformar a região em uma área de maior autonomia curda.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos