Antes de trégua, Assad promete reconquistar 'toda a Síria'

BEIRUTE, 12 SET (ANSA) - O presidente da Síria, Bashar al-Assad, declarou nesta segunda-feira, dia 12, que o governo de Damasco irá retomar todo o território nas mãos dos "terroristas", como define grupos rebeldes que incluem até os jihadistas do Estado Islâmico (EI, ex-Isis).   

Assad ainda disse que irá reconstruir a Síria, em rara aparição pública em Daraya, ao sudoeste da capital, em ocasião da festa religiosa Eid al-Adha. A escolha da cidade é simbólica, pois foi retomada recentemente das mãos de opositores.   

"Viemos aqui para substituir a falsa liberdade pela verdadeira que começa com a volta da segurança, continua com a reconstrução e acaba com uma decisão nacional independente", disse Assad.   

A declaração foi feita horas antes do início do cessar-fogo acordado entre Rússia e Estados Unidos, que terá início no anoitecer de hoje.   

Se a trégua for respeitada, Moscou e Washington iniciarão uma colaboração militar para combater grupos terroristas, como a Frente al Nusra e o Estado Islâmico (EI).   

Segundo os governos dos dois países, o objetivo final do acordo é criar condições para a retomada das negociações de paz entre rebeldes e o regime de Assad e possibilitar a chegada de ajuda humanitária a áreas afetadas pelos bombardeios das forças aliadas a Damasco.   

Dezenas de pessoas morreram no último final de semana em enfrentamentos, no entanto, levando as partes a duvidarem se a trégua realmente será respeitada.   

Histórico - A Síria sofre com uma guerra civil desde 2011, quando opositores ao regime de Assad iniciaram uma rebelião armada para tirar o ditador do Poder inspirados pela Primavera Árabe. Sem sucesso, o conflito continua até hoje e o grupo extremista Estado Islâmico domina grandes porções de terra do norte do país. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos