Sistema de controle de turistas na UE será anunciado amanhã

BRUXELAS, 13 SET (ANSA) - Um novo sistema de controle para os cidadãos de países que não precisam de visto para entrar na União Europeia, como o Brasil, será anunciado nesta quarta-feira, dia 14, pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Junker.   

A proposta seria a do European Travel Information Authorization System (Etias, Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem), mecanismo que vem sendo discutido nos últimos meses pelos ministros do Interior de países das UE.   

Pelas informações que se têm até o momento sobre o sistema, ele será semelhante ao Eletronic System for Travel Authorization (Etas, Sistema Eletrônico para Autorização de Viagens), um tipo de pré-verificação online dos turistas criada pelo governo norte-americano que tem que ser preenchida, enviada e aprovada antes que a viagem aos Estados Unidos aconteça.   

Assim, se o Etias for parecido com este mecanismo, os visitantes de países fora da área de Schengen, formada por 26 nações europeias, terão que preencher uma ficha online com suas informações pessoais e responder algumas perguntas em um questionário.   

Além disso, como no Etas, o sistema também deverá ser acompanhado por uma taxa para que os visitantes possam entrar na União Europeia que, de acordo com estimativas anteriores seria de 50 euros por pessoa.   

O sistema é um instrumento para fortalecer ainda mais o controle das fronteiras nacionais e de ser uma arma no combate ao terrorismo, que vem assolando o continente com os recentes ataques à França, Bélgica e Alemanha. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos