Zurique é a cidade mais sustentável do mundo, diz estudo

ROMA, 13 SET (ANSA) - A cidade de Zurique, na Suíça, é considerada a mais sustentável do mundo, enquanto Roma, na Itália, ocupa a 22ª posição, segundo levantamento realizado pela consultoria Arcadis que avaliou os aspectos sociais, ambientais e econômicos de 100 municípios.   


Em segundo lugar ficou Singapura, seguido por Estocolmo (Suécia), Viena (Áustria) e Londres (Reino Unido). Vancouver, no Canadá, é a cidade das Américas mais bem colocada, ocupando a 23ª posição.   


Os Estados Unidos estão fora do top 25 e aparecem só em 26° lugar, com Nova York. Já Milão ocupa o 42º. Nas últimas cinco posições da lista estão Calcutá (Índia), Cairo (Egito), Nairóbi (Quênia), Nova Délhi (Índia) e Manila (Filipinas), marcadas pela falta de desenvolvimento econômico e pelo pouco progresso em relação a energia, emissões de CO2 e qualidade do ar.   


O ranking, realizado em conjunto com o Centro Inglês de Pesquisas Econômicas e Negócios, é baseado em três pilares: pessoas, planeta e lucro. O primeiro analisa a qualidade de vida, que vai desde saúde e educação até salários e criminalidade.   


O segundo olha para o ambiente (energia renovável, áreas verdes, emissões, poluição do ar). E o item "lucro" descreve a saúde econômica das cidades (PIB, facilidade de fazer negócios, transporte, conectividade).   


Nos três pilares, a cidade de Roma ocupa a 33ª, sétima e 49ª posições, respectivamente, enquanto Milão está em 34º, 36º e 57º lugares. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos