Aos 49 anos, Zanardi conquista seu 3º ouro paralímpico

ROMA, 14 SET (ANSA) - O ex-piloto italiano de Fórmula 1 Alex Zanardi, de 49 anos, conquistou nesta quarta-feira (14) a medalha de ouro na prova contra o cronômetro H5, para atletas com paraplegia, do ciclismo de estrada dos Jogos Paralímpicos Rio 2016.   


Ele superou o australiano Stuart Trip, segundo colocado, por apenas dois segundos. "Dedico este ouro a Gianmarco Tamberi", declarou Zanardi, se referindo ao saltador em altura italiano que era esperança de medalha nas Olimpíadas, mas foi cortado de última hora devido a uma lesão.   


Protagonista de uma das maiores histórias de superação do esporte, o italiano foi bicampeão da CART (1997 e 1998) e disputou cinco temporadas na Fórmula 1, a última delas em 1999, pela equipe Williams.   


Ao retornar para a CART, em 2001, sofreu um grave acidente no circuito oval de Lausitz, na Alemanha, e teve as duas pernas amputadas. No entanto, Zanardi nunca desistiu das corridas. Após uma longa recuperação, disputou o WTCC e obteve três vitórias.   


Mas foi no paraciclismo onde ele se encontrou. Começando a competir em 2007, logo passou a colecionar pódios, culminando nas três medalhas paralímpicas nos Jogos de Londres, em 2012, sendo duas de ouro (cronômetro e em linha) e uma de prata (revezamento).   


Beirando os 50 anos de idade, conseguiu repetir o título na prova contra o cronômetro no Rio de Janeiro. "Ele é igual ao vinho. Melhora envelhecendo", declarou o presidente do Comitê Paralímpico da Itália, Luca Pancalli. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos