Em tendas, começa ano letivo de Arquata del Tronto

ARQUATA DEL TRONTO, 15 SET (ANSA) - As crianças de Arquata del Tronto, uma das cidades atingidas pelo terremoto que matou 295 pessoas no dia 24 de agosto, voltaram para a escola nesta quinta-feira, dia 15.   

As aulas começaram às 8h30 (às 3h30 no horário de Brasília) para o jardim de infância e para o ensino fundamental em algumas salas e em muitas tendas montadas no centro de uma quadra esportiva. Os cerca de 300 alunos da cidade, dos três aos 14 anos, receberam kits escolares distribuídos pelo Ministério da Instrução, da Universidade e da Pesquisa (Miur), com mochilas, livros, canetas e cadernos.   

No intervalo, às 10h (às 5h em Brasília) aconteceu uma cerimônia do início do ano letivo da cidade com o hasteamento da bandeira italiana. Nela, o governador da região das Marcas, Luca Ceriscioli, fez um pequeno discurso e distribuiu às crianças moletons com as palavras "Arquata del Tronto: You'll Never Walk Alone".   

Sobre o slogan, o italiano explicou que usou o nome da música do grupo Gerry & The Peacemakers pelo significado que ela ganhou através das décadas. A canção é um tipo de hino informal do time britânico Liverpool e um símbolo da reconstrução da cidade inglesa depois da Segunda Guerra Mundial.   

"You'll never be alone; jamais os deixaremos [a população de Arquata] sozinhos na reconstrução [da cidade]. Essa foi a primeira coisa que nos pediram e o primeiro compromisso que assumimos", disse Ceriscioli.   

As aulas também já voltaram em algumas das outras cidades atingidas pelo terremoto. Na terça-feira passada (13), por exemplo, foi a vez de Accumoli e de Amatrice, município que teve o maior número de mortes. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos