Merkel afirma admirar 'coragem' do escritor Roberto Saviano

POTSDAM, 15 SET (ANSA) - A chanceler alemã Angela Merkel revelou ser uma admiradora do trabalho do escritor italiano Roberto Saviano durante uma premiação literária em Potsdam, na Alemanha, nesta quinta-feira (15). O autor de "Gomorra", que conta os detalhes da máfia italiana, foi premiado no M100 Media Award na cidade alemã.   


"O senhor Saviano encarna a coragem como quase nenhum outro.   


Isso o torna um exemplo luminoso. Por isso, nós homenageamos com nosso agradecimento e respeito", disse a chanceler alemã.   


Falando sobre a visão da União Europeia, Merkel destacou que a Europa unida "pode se voltar para a segurança e proteger os próprios cidadãos e cidadãs dos perigos da política externa e de segurança, do crime organizado, da ameaça do terrorismo internacional e dos dramáticos efeitos que possam atingir uma pessoa corajosa como Roberto Saviano no exercício da liberdade de expressão e de imprensa".   


Mesmo sem citar diretamente, a líder alemã se referia ao fato de Saviano não ter mais como morar na Itália por ser alvo de grupos mafiosos. Segundo o próprio ator, o livro "Gomorra", publicado em 2006, "arruinou" sua vida.   


"Senhor Saviano, a coragem de um indivíduo em exprimir e difundir o próprio pensamento, colocando sua vida em risco, seja algo tão combatido demonstra que esta coragem podem produzir mudanças. Desejo de coração que a sua coragem, um dia, seja recompensada com o fato de que as situações difíceis que ele escreve em suas obras mudem para a melhor", concluiu a alemã.   


(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos