Estreia exposição sobre vida do cineasta Ettore Scola

ROMA, 16 SET (ANSA) - A primeira exposição dedicada à vida e obra do cineasta italiano Ettore Scola, que faleceu em janeiro de 2016, foi inaugurada em Roma. A mostra foi aberta nesta sexta-feira, 16, no Museu Carlo Bilotti, localizado nos jardins da Villa Borghese, e contou com a presença de Gigliona e Silvia Scola, sua esposa e filha. "Piacere, Ettore Scola" é o título da exposição que traz fotos, vídeos e declarações inéditas da vida do grande diretor italiano, além de objetos que foram usados em seus filmes.   


Alguns dos títulos mais conhecidos são: "Fala-se de mulheres", "Nós nos amávamos tanto" e "Um dia muito especial". A mostra é dividida em duas partes, uma cronológica e uma temática, com o propósito de inserir o público nos pensamentos criativos de Scola. Para isso, o percurso tem nove seções, que são conectadas entre si por rascunhos de Scola. São desenhos dos personagens de seus filmes, esboços de ideias e até indicações que fazia para sua equipe de gravação, que foram disponibilizados pela sua família.   


Fotos dos bastidores também serão exibidos pela primeira vez ao público, onde mostram o backstage dos sets, e até alguns cartazes que foram descartados pela produção. Outra seção é reservada só para ouvir a trilha sonora de seus filmes, a maioria escrita por Armando Trovaioli.   


O acervo tem curadoria de Marco Dionisi e Nevio de Pascalis, a quem Scola ao ser contatado no ano passado, lhes disse que deveriam procurar algo mais popular e divertido para expor. "Não creio que haja alguma coisa de interessente para exposições em minhas obras" declarou o diretor, com sua natural modéstia.   


"Um profissional eclético e complexo, além de um grande observador da alma italiana", definiram os curadores da exposição. A mostra ficará em cartaz até dia 8 de janeiro de 2017 e depois prosseguirá para Milão, Paris e Nova York. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos