Hillary e Trump trocam ataques por conta de explosão em NY

WASHINGTON, 19 SET (ANSA) - Protagonistas de uma acirrada disputa pela Presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton e Donald Trump aproveitaram o ataque a bomba do último sábado (17) em Nova York para criticar um ao outro.   

Nesta segunda-feira (19), a democrata disse que o republicano não tem nenhum plano para combater o terrorismo e que sua retórica serve de combustível para extremistas. "Eu sou a única candidata nesta disputa que participou de difíceis decisões para eliminar terroristas do campo de batalha", afirmou Hillary, referindo-se ao período em que foi secretária de Estado (2009-2013).   

Em seguida, ela acrescentou: "O plano secreto de Trump é não ter um plano". A ex-primeira-dama também atacou os discursos anti-imigração do adversário, que já propôs até proibir a entrada de muçulmanos nos EUA. "Não quero especular, mas sabemos que muito da retórica de Donald Trump foi usado por terroristas para ilustrar uma guerra contra o Islã", disse.   

Por sua vez, o magnata declarou que a explosão em Nova York demonstra que as políticas "fracassadas" do presidente Barack Obama e de Hillary não manterão o país "seguro". "Eu tornarei a América segura novamente", escreveu o candidato no Twitter.   

A campanha de Trump também acusou a Casa Branca de subestimar a ameaça representada pelo grupo jihadista Estado Islâmico e de permitir que o terrorismo ganhasse força nos Estados Unidos.   

"Precisamos de outra liderança para combater o terrorismo islâmico radical", salientou o porta-voz do republicano, Jason Miller.   

O ataque a bomba em Nova York ocorreu no bairro de Chelsea e deixou 29 pessoas feridas - todas já receberam alta. O único suspeito do crime é Ahmad Khan Rahami, um afegão naturalizado norte-americano que foi preso pelo FBI nesta segunda-feira.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos