Festival de Cannes completa 70 anos de existência

ROMA, 20 SET (ANSA) - Dia 17 de maio de 2017, ocorrerá a 70ª edição do Festival Internacional de Cinema de Cannes, mas, na realidade, é nesta terça-feira, 20 de setembro, que a mostra completa 70 anos de existência. O festival cinematográfico foi criado por Jean Zay, na época ministro da Instrução Pública e das Belas Artes da França, em resposta às restrições dos governos fascistas na Itália aos filmes participantes da Mostra de Veneza.   


Com o intuito de criar um evento de nível internacional, o cargo de presidente do festival foi encarregado ao próprio Louis Lumière, um dos irmãos que inventaram o cinema. A data da primeira edição havia sido marcada para maio de 1939, mas, por causa da Segunda Guerra Mundial, o evento foi cancelado.   


E foi só em 20 de setembro de 1946 que o encontro de cineastas e artistas aconteceu na Riviera Francesa. Na ocasião, 11 filmes venceram o "Grand Prix", um deles foi o longa "Roma, a cidade aberta", do diretor italiano Roberto Rossellini.   


Além disso, Michèle Morgan levou o prêmio de melhor atriz pelo filme "La Symphonie pastorale", do diretor francês Jean Delannoy, e Ray Milland ganhou como melhor ator por "Farrapo Humano", dirigido pelo norte-americano Billy Wilder. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos