Fidel Castro recebe presidente do Irã em Havana

HAVANA, 20 SET (ANSA) - O ex-presidente de Cuba Fidel Castro teve um "encontro amistoso" com o líder do Irã, Hassan Rohani, em Havana, antes de ele seguir para Nova York, onde participa nesta semana da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).   

"O distinto visitante expressou sua satisfação por visitar Cuba e deixou clara sua admiração pela luta, as realizações e sua ajuda desinteressada a outros povos", escreveu o jornal oficial "Granma".   

Essa é a primeira vez Fidel é visto após completar 90 anos em agosto. Nas imagens publicadas pela imprensa cubana, eles são vistos sentados, conversando animadamente.   

Em diálogo, eles concordaram "na análise da complexidade da situação internacional e destacaram a importância da produção de alimentos em um mundo ameaçado pelas mudanças climáticas", acrescentou o jornal. O presidente iraniano chegou a Havana na segunda-feira e também se reuniu com seu homólogo de Cuba, o irmão de Fidel, Raúl Castro, quando anunciaram vários acordos bilaterais.   

Teerã está tentando estreitar os laços econômicos com a região diante do que alega ser com um complô de Israel. Em agosto, o chanceler do Irã, Mohammad Javad Zarif, deu início a um giro pela América Latina com uma visita a Cuba, ocasião em que destacou que os países têm uma história em comum de resistência aos Estados Unidos. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos