Campanha para fertilidade é criticada por racismo na Itália

ROMA, 21 SET (ANSA) - Um dia após a nova campanha do "Dia da Fertilidade" ter sido lançada pelo Ministério da Saúde da Itália, uma das imagens divulgadas foi novamente criticada, dessa vez por trazer uma mensagem racista.   

Falando sobre "os estilos de vida corretos para a prevenção da esterilidade e da infertilidade", o cartaz traz na parte superior a foto de dois casais brancos sorridentes em frente a uma praia com a legenda "as boas atitudes para promover".   

Já na parte inferior da imagem é vista uma foto de alguns jovens, entre eles dois negros, consumindo drogas, que é acompanhada pela legenda "os maus 'companheiros' para abandonar".   

As reações dos internautas, tanto na Itália como em outros países, foram de indignação, inconformismo e raiva, principalmente depois que o Ministério da Saúde italiano afirmou que "o racismo está nos olhos de quem vê, nós pensamos na prevenção".   

Além disso, se não bastasse o teor racista, a campanha também foi acusada de ter copiado as duas fotografias de outras propagandas. A foto dos casais brancos já foi utilizada para um anúncio da clínica de dentistas Penn Hill Dental, no condado de Somerset, no Reino Unido.   

Já a dos jovens fumando maconha foi usada pela primeira vez em uma campanha contra as drogas feita pelo estado norte-americano do Arizona, de acordo com o jornal local The Phoenix New Times.   

A imagem também apareceu no anúncio da ONG Narconon, que trata de programas de reabilitação de drogas. Não é a primeira vez que a campanha para o "Dia da Fertilidade", que acontecerá em toda a Itália nesta quinta-feira (22), é criticada. Na primeira tentativa do Ministério da Saúde, em agosto, as mensagens que deveriam focar na fertilidade e na saúde de um casal que pretende ter um filho na verdade pressionavam as mulheres a engravidarem o mais rápido possível, já que o país enfrenta os menores índices de natalidade da Europa.   

Em uma das imagens apresentadas, uma mulher aparecia segurando uma ampulheta com a legenda "a beleza não tem idade, a fertilidade sim". Em outra, mostrava uma foto de uma torneira com a legenda "a fertilidade é um bem comum". (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos