Com Netanyahu, Obama critica assentamentos israelenses

NOVA YORK, 21 SET (ANSA) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, advertiu o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, durante uma reunião nesta quarta-feira, dia 21, em Nova York, que os assentamentos israelenses em territórios palestinos conspiram para uma paz duradoura no Oriente Médio.   

Reunidos na cidade norte-americana devido à Assembleia Geral das Nações Unidas, Obama se disse "preocupado" com as atividades israelenses na Cisjordânia.   

O mandatário afirmou que a relação entre palestinos e israelenses será melhor se "os palestinos rejeitarem provocações e reconhecerem a legitimidade de Israel", mas também se a população deste país "reconhecer que não pode ocupar e se estabelecer permanentemente em território palestino".   

"Claramente existe um grande perigo não apenas de terrorismo, mas também de surtos de violência [na região]. Nós também temos preocupações com as atividades nos assentamentos", disse o presidente.   

"Estamos em uma época muito difícil e perigosa para o Oriente Médio e nós queremos assegurar que Israel tenha total capacidade de deixar sua população segura". O mandatário também disse que essa preocupação está profundamente relacionada ao fato dos Estados Unidos acreditarem que "a segurança de Israel é fundamental" para sua própria segurança e que o vínculo entre os dois países é "indestrutível".   

Sobre o assunto, Netanyahu assegurou que nunca desistirá "do objetivo da paz". "O maior desafio, é claro, o fanatismo incessante. A [nossa] maior oportunidade é promover a paz. Este é um objetivo do qual eu e o povo de Israel jamais desistiremos", afirmou o premier.   

Na despedida do encontro entre os dois líderes, que provavelmente será o último já que o mandato de Obama termina em janeiro, Netanyahu ainda disse que a voz de Obama "continuará a ser influente por décadas". (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos