Grupo se reúne nas ruas de Roma para ler 'Divina Comédia'

ROMA, 27 SET (ANSA) - Há mais de um ano um grupo de jovens se reúne semanalmente nas ruas e bibliotecas de Roma para ler o clássico "A Divina Comédia", obra máxima de Dante Alighieri. A iniciativa foi criada pelo professor de história da arte Luca Maria Spagnuolo, de 30 anos. Inspirado no diretor, ator e comediante Roberto Benigni, que promoveu releituras menos acadêmicas do poeta, o professor desafiou os tempos modernos e levou às rodas de leitores uma versão mais "leve" da obra. "Não é só por mero prazer literário.   


Como podemos querer entender os outros se não sabemos nem de onde viemos?", declarou o jovem especialista em Dante.   


A união entre o estudo e a paixão pela "Divina Comédia" levou Spagnuolo a tomar a iniciativa de, todas as sextas-feiras, tornar mais acessível o difícil clássico literário - escrito em um italiano arcaico, com muitas derivações do latim - e mostrar ao máximo de pessoas possível a grandeza do autor.   


No começo o professor passou por dificuldades, mas persistiu na ideia. Hoje o retorno aparece cada vez mais, e o grupo de mais de 30 pessoas conta com o apoio da "Sociedade Dante Alighieri" e era prestigiado até pelo recém-falecido ex-presidente italiano Carlo Azeglio Ciampi. Além disso, começou a produzir vídeos dos cantos que serão lidos e interpretados nos encontros semanais. (ANSA).   


Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos