Cientistas descobrem 6 bocas 'escondidas' do Vesúvio

NÁPOLES, 01 OUT (ANSA) - Pesquisadores do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Itália (Ingv) descobriram que o vulcão Vesúvio, que domina o panorama de Nápoles, terceira maior cidade do país, possui seis bocas sepultadas no fundo do mar.   

Segundo os cientistas, que trabalharam em conjunto com a Universidade Federico II e o Conselho Nacional de Pesquisas (CNR, na sigla em italiano), essas saídas ficam no Golfo de Nápoles, a menos de 3 km da costa, e possuem diâmetro de cerca de 800 metros.   

Algumas foram abertas há 19 mil anos, enquanto outras são mais recentes, e todas se encontram entre cinco e 20 metros de profundidade. No entanto, a descoberta não aumenta a periculosidade do Vesúvio, já que o maior risco de erupção continua concentrado na boca principal.   

"Se essas bocas se reativarem, as erupções teriam energia baixa e criariam problemas sobretudo à navegação", declarou Guido Ventura, um dos autores do estudo. Adormecido há muito tempo, o vulcão teve sua erupção mais famosa e destrutiva no ano 79 d.C., quando suas lavas e cinzas devastaram a cidade romana de Pompeia, hoje o principal sítio arqueológico do país. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos