Escolha de novo líder da ONU entra em semana decisiva

NOVA YORK, 4 OUT (ANSA) - A seleção para a escolha do novo secretário-geral das Nações Unidas deve entrar na reta final nesta semana. Nesta quarta-feira (5), haverá mais uma rodada de votações informais entre os nomes dos candidatos e, segundo os representantes, a eleição formal deve ocorrer "nos próximos dias".   

Apesar da tensão no Conselho de Segurança após a falência das negociações de paz para a Síria entre Estados Unidos e a Rússia, ocorrida na semana passada, o embaixador russo na ONU, Vitaly Chukin, acredita que há "uma boa chance" da votação formal ocorrer "alguns dias depois", ainda no mês de outubro.   

"Então, as coisas vão ficar claras no sentido de 'nós temos um candidato preparado para ser recomendado para a Assembleia Geral?' 'nós estamos próximos de recomendar um nome para a Assembleia Geral ou teremos que recomeçar do zero?'", disse Chukin.   

Nas reuniões informais anteriores, o ex-premier português António Guterres liderou a preferência nas conversas, mas também recebeu dois votos contra. A pressão maior é para que uma mulher assuma, pela primeira vez, o cargo ocupado por Ban Ki-moon desde 2007.   

As duas favoritas à disputa são as búlgaras Kristalina Georgieva e Irina Bokova. A primeira, que entrou mais tarde do que os concorrentes na disputa, já atuou como vice-presidente da Comissão Europeia e do Banco Mundial, enquanto a segunda é a atual líder da Unesco.   

A votação desta quarta-feira também é importante porque será a primeira vez que os países com vaga no Conselho de Segurança e os 10 membros não-permanentes do CS serão diferenciados no voto, sendo representados por cores e mostrando a quem apoiam.   

A votação final ainda não tem data marcada e deve ocorrer até o fim do mandato de Ban Ki-moon, que ocorre no dia 31 de dezembro deste ano. Por tradição, o posto máximo da ONU deve ser ocupado em um tipo de rodízio entre os continentes. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos