Poeta lançará livro sobre 'cinema poesia' de Pasolini

SÃO PAULO, 5 OUT (ANSA) - O ator, poeta e cineasta Davi Kinski lançará no próximo dia 12, no Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo, o livro "Pasolini, do Neorrealismo ao Cinema Poesia".   


A obra faz referência a um ensaio do cineasta italiano sobre as possibilidades de se fazer um cinema antinaturalista, capaz de transformar a realidade em fábula. Antes de se dedicar aos filmes, Pier Paolo Pasolini era escritor e assinou roteiros para Bolognini e Fellini. Além disso, lançou três livros de poesia: "La Meglio Gioventù", "Le Ceneri di Gramsci" e "L'Usignolo della Chiesa Cattolica".   


Durante a apresentação da obra de Kinski, o longa "Gaviões e Passarinhos", de 1966, será exibido para comemorar os 50 anos de sua estreia. O italiano, assassinado em 2 de novembro de 1975, demonstrava uma versatilidade cultural única, que serviu para transformá-lo em uma figura controversa.   


Segundo Kinski, Pasolini "expressa contrastes entre a cultura arcaica, baseada no mundo mágico, e o mundo moderno, racional e materialista". Ele já foi indicado ao prêmio de melhor ator no Festival de Gramado, em 2008, pela atuação no filme "Nome Próprio", dirigido por Murillo Salles. Kinski também produz uma série documental dividida em 12 capítulos dedicada a escritores brasileiros. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos