Conheça 'roteiro sagrado' da República Tcheca

PRAGA, 06 OUT (ANSA) - Já pensou em um roteiro pautado por locais de culto? Se sim, a República Tcheca, na Europa Central, é o lugar ideal. Um país que transformou antigos conventos e mosteiros em centros culturais, e o melhor: tudo aberto ao público. Na região da Boêmia, há muitos lugares que uma vez foram utilizados para religião, mas hoje são pontos turísticos e exemplos da arte barroca e da história cultural cristã do país.   


Boa parte dos locais foi projetada pela família de arquitetos alemães Dientzenhofer, que foi uma das maiores responsáveis por difundir o estilo nessa zona da Europa.   


Na capital da Boêmia, Praga, não são poucos os exemplos de igrejas e mosteiros transformados em bibliotecas e centros culturais. Como no bairro de Malá Strana, ou cidade baixa, onde pode-se admirar a expressão máxima da arte barroca, a igreja de São Nicolas. O roteiro "gospel" continua em Hrad?any, ou Distrito do Castelo, onde está localizado o castelo de Praga, considerado o maior do mundo. Já no bairro ao lado, Strahov, há um monastério e pinacoteca fundados em 1140.   


Um dos complexos de construções históricas mais importantes da Europa, o Clementinum, está localizado na cidade velha, no coração de Praga, ou melhor, no bairro Staré Mesto. As construções são verdadeiros templos da história, pois em seus interiores podem ser encontrados afrescos, pinturas e mapas que são patrimônios mundiais.   


Além disso, abriga a famosa Capela dos Espelhos, onde acontece concertos de música clássica, e a Torre Astronômica do século 18, uma das principais atrações turísticas da capital tcheca.   


No norte do país, na cidade de Broumov, há uma importante construção barroca da família Dientzenhofer: o mosteiro beneditino de Broumov, um complexo que vale a visita, tanto à igreja de Santo Adalberto quanto à biblioteca e ao antigo refeitório. O subsolo do local é cheio de criptas e múmias.   


Viajando mais ao sul, rumo à Eslováquia, chega-se ao majestoso santuário de Svatì Kope?ek, na cidade de Olomouc. É um local de paz e meditação, frequentado por peregrinos e amantes da arte sacra barroca. Uma opção são as excursões de bicicleta até a basílica da Visitação da Virgem Maria, passando pelos bosques dos arredores.   


Outros lugares sagrados na Boêmia ainda são utilizados por monges e religiosos, como o mosteiro da Ordem de São Norberto.   


Localizado na pequena cidade de Teplá, esse grande templo espiritual fundado no fim do século 12 tem uma capela de estilo gótico que foi reestruturada pelo mais jovem arquiteto Dienzenhofer e uma biblioteca com uma coleção de preciosos manuscritos.   


Não muito longe, o convento de Plasy é uma verdadeira obra-prima da arquitetura e engenharia. A construção, que parece contemporânea, mas é do século 12, foi feita em um terreno pantanoso, em cima de 5 mil pilares de carvalho que não podem ser molhados. Caso contrário, todo o edifício desmorona. Por causa disso, um sistema hidráulico canaliza a umidade para uma piscina natural na área interna da estrutura. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos