Filme russo sobre 2ª GM baseado em mito é apoiado por Putin

SÃO PAULO, 11 OUT (ANSA) - Não são poucos os filmes e livros que tratam da Segunda Guerra Mundial e contam sobre um dos momentos mais sombrios do século 20 dos mais variados pontos de vista e com níveis distintos de veracidade e precisão. E na Rússia isso não poderia ser diferente.   


Recentemente, foi finalizada a produção de um filme sobre o assunto que, mesmo baseado em um episódio da guerra que descobriu-se não passar de um mito comunista, é a mais recente arma usada pelo presidente russo, Vladimir Putin, para "restaurar" o orgulho nacional do país.   


Na última semana, de acordo com a publicação "BBC", uma emissora estatal de televisão russa mostrou o mandatário assistindo à película, chamada "Panfilov's 28 Men" ("Os 28 Homens de Panfilov"), junto ao presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, na capital da nação da ex-União Soviética, Astana. O filme narra o ato heroico - mas falso - de 28 soldados soviéticos que se sacrificaram em novembro de 1941 perto da vila de Dubosekovo. Segundo a história, os militares do famoso exército vermelho, liderados pelo Major General Ivan Panfilov enfrentaram bravamente as forças armadas de Hitler e mesmo, morrendo em batalha, conseguiram destruir 18 tanques alemães.   


Imortalizados em estátuas, filmes, obras de arte e até em livros de história escolares, os 28 soldados se tornaram uma parte do imaginário da Rússia e de outros países da ex-URSS.   


No entanto, segundo vários historiadores, o episódio não é verdade, sendo apenas uma história inventada por um jornalista da publicação do exército soviético "Krasnaya Zvezda" (o "Estrela Vermelha"). De acordo com especialistas no assunto, o confronto pode se tratar apenas de uma mentira ou de uma batalha muito exagerada, que deve ter tido sobreviventes.   


"Panfilov's 28 Men", que deve estrear no leste europeu no dia 24 de novembro, foi produzido com ajuda de fundos dos Ministérios da Cultura da Rússia e do Cazaquistão. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos