Cientista descobre mais um planeta-anão no Sistema Solar

MILÃO, 12 OUT (ANSA) - A "família" do Sistema Solar está ficando cada vez maior: o astrofísico David Gerdes, da Universidade de Michigan, descobriu a existência de mais um planeta-anão orbitando em torno do sol.

Batizado como "2014 UZ224", o astro tem 540 km de diâmetro e estava escondido atrás de Plutão, que há cerca de uma década foi rebaixado para a condição de planeta-anão. A descoberta de Gerdes foi reconhecida pelo Minor Planet Center (Centro de Planetas Menores, em tradução livre), principal autoridade no assunto.

O "2014 UZ224" está a 13,7 bilhões de quilômetros da Terra e completa uma órbita em 1,1 mil anos terrestres. Sua presença foi identificada graças a um instrumento chamado Dark Energy Camera, financiado pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos para mapear galáxias distantes.

Se a descoberta também for reconhecida pela União Astronômica Internacional (UAI), esse será o sexto planeta-anão do Sistema Solar, além de Plutão, Ceres, Haumea, Makemake e Éris. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.