Escritora Zélia Gattai será homenageada em Brasília

SÃO PAULO, 14 OUT (ANSA) - A escritora ítalo-brasileira Zélia Gattai será a principal homenageada da 16ª edição da Semana da Língua Italiana no Mundo na cidade de Brasília, onde a Embaixada Italiana organizou vários eventos para comemorar a grande festa do idioma latino, que acontecerá entre 17 e 21 de outubro.   


Na próxima segunda-feira (17) às 11h30, a Universidade de Brasília receberá uma palestra com a pesquisadora, estudiosa e "brasilianista" italiana Antonella Rita Roscilli, cujo título é "Zélia Gattai Amado e suas Raízes Italianas: Histórias e Língua como Espaços de Identidade e Tradução de Memórias".   


A palestra acontecerá em ocasião do centenário do nascimento da autora ítalo-brasileira, que foi casada com o grande escritor Jorge Amado, e do recente lançamento do livro "Zélia Gattai e a Imigração Italiana no Brasil entre os Séculos XIX e XX".   


A obra de Roscilli mostra como a vida da brasileira, que nasceu em São Paulo e cuja família tinha origens na Itália, se relaciona com o fenômeno da migração italiana, intenso sobretudo nas regiões sul e sudeste do país no fim do século 19 e começo do 20. Na palestra, a pesquisadora italiana também apresentará o livro "Memorial do Amor", que foi traduzido e publicado por ela na Itália como uma homenagem a Gattai.   


A 16ª edição da Semana da Língua Italiana no Mundo também será comemorada em outras cidades brasileiras como São Paulo. Na capital paulista, por exemplo, será exibido o filme "Il Giardino dei Finzi-Contini", ("O Jardim dos Finzi-Contini"), dirigido pelo cineasta italiano Vittorio De Sica e baseado no romance homônimo do escritor Giorgio Bassani, no Istituto Italiano di Cultura de SP, em Higienópolis. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos