Filme sobre Snowden é destaque do 2º dia do Festival de Roma

ROMA, 14 OUT (ANSA) - O segundo dia do Festival Internacional de Cinema de Roma, que acontece até o dia 23 de outubro na capital italiana, foi marcado pela exibição de grande filmes dirigidos pelos cineastas das mais diversas nacionalidades.   


No entanto, uma obra em particular mereceu destaque nesta sexta-feira, dia 14, confirmando a previsão positiva que tinha ao ser selecionada para o evento cinematográfico. Trata-se de "Snowden", do norte-americano Oliver Stone, longa que foi bem aplaudido pela imprensa e pelo público.   


O filme, dirigido por um cineasta vencedor de dois Oscar, conta com grandes atores e com uma história interessante, real e atual. Joseph Gordon-Levitt interpreta o engenheiro da computação norte-americano Edward Snowden, que ficou conhecido no mundo inteiro por ser o responsável pelo maior vazamento de documentos secretos da história dos Estados Unidos e por ter acusado Washington de espionar grandes líderes políticos e companhias.   


"Snowden" mostra como um jovem patriótico e dono de uma imensa vontade de servir seu país acabou se deparando com a triste verdade de que o governo norte-americano estava interceptando emails e grampeando celulares de milhares de pessoas e que qualquer um poderia estar sendo vigiado.   


Com um imenso impacto visual e emotivo, Stone deu a vida a uma obra que denuncia os extremos poderes que um Estado passa a ter e que estão relacionados cada vez mais a uma limitação do direito à liberdade dos cidadãos.   


Além disso, o longa, que também conta com nomes de força como Nicolas Cage e Shailene Woodley no elenco, quer alertar os telespectadores, sobretudo os norte-americanos, que a sua vida pessoal, suas pesquisas na internet e suas publicações e fotos nas redes sociais não são realmente "secretas" e que sua privacidade pode ser corrompida em nome da "segurança nacional".   


(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos