Internet das coisas abrirá 'novo ciclo', diz diretor da TIM

SÃO PAULO, 18 OUT (ANSA) - O CTO (Chief Technology Officer) da TIM Brasil, Leonardo Capdeville, afirmou nesta terça-feira (18) que a chamada internet das coisas abrirá um "novo ciclo" no setor de telecomunicações, não apenas para os usuários, mas também para as operadoras.   


O executivo participou de um painel sobre IOT (sigla em inglês para internet das coisas) no Futurecom 2016, o principal evento de tecnologia da informação e comunicação da América Latina, realizado em São Paulo (SP).   


"No que precisamos estar atentos agora é que um novo ciclo está começando. E a gente tem que participar de uma forma diferente na cadeia, em que a gente faça os investimentos para ter conectividade, mas que a gente contribua para que esse investimento seja sustentável e permanente", declarou.   


O Futurecom 2016 reuniu representantes de diversos players do setor para discutir o futuro de uma das tecnologias mais promissoras da atualidade, que promete levar conectividade a objetos usados no dia a dia das pessoas. Mas não só.   


"Já tem IOT sendo aplicado, por exemplo, em soluções de frota, quando você precisa fazer o rastreio, ou no segmento de logística. A gente vê na agricultura, que é responsável por quase 23% do PIB do Brasil, uma adoção muito grande de soluções que permitem ganhar ainda mais eficiência. Já existem casos, por mais que talvez não seja perceptível para o usuário comum", disse o CTO da TIM.   


Para se preparar para atender a essa nova demanda, a operadora pretende investir para levar sua rede 4G a 93% da população brasileira em no máximo dois anos. "Para que exista IOT, é necessário que a conectividade sustente esse modelo. E estamos apostando que essa conectividade virá muito através do 4G", concluiu Capdeville. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos