Veja programação da Semana da Língua Italiana no Brasil (1)

SÃO PAULO, 19 OUT (ANSA) - O presidente da Itália, Sergio Mattarella, compareceu nesta terça-feira, dia 18, à segunda edição do Stati Generali della Lingua Italiana nel Mondo, evento que tem como objetivo tratar de novas iniciativas de promoção da língua italiana no exterior.   


No Palazzo Vecchio, em Florença, o mandatário foi recebido pelo vice-ministro das Relações Exteriores do país, Mario Giro, e pelo prefeito da cidade toscana, Dario Nardella, e com aplausos de moradores do município e de turistas que estavam na piazza della Signoria assistindo à cerimônia do corpo de bombeiros ao 50º aniversário da grande enchente de Florença.   


Em seu discurso no evento, Mattarella disse que "a língua é o vetor de valor identitário, expressão da cultura de um povo". O presidente também falou da importância de conteúdo italiano em emissoras de televisão e em sites internacionais para a promoção da língua e, assim, da cultura italiana.   


"É indispensável um reforço dos canais televisivos em língua italiana dedicados ao exterior e de conteúdos para a rede internet: trata-se de uma missão peculiar que o serviço radio-televisivo público deve realizar, com muita atenção à oferta cultural que a Itália é capaz de colocar em campo", afirmou o político.   


"Trata-se de uma oferta que não alcançará somente as nossas comunidades no exterior, que desejam transmissões de qualidade, mas [também] contribuirá ao papel de 'língua franca' que, em muitos âmbitos culturais - entre eles arte e música-, o italiano está querendo desenvolver", concluiu Mattarella.   


O Stati Generali della Lingua Italiana nel Mondo é apenas um dos inúmeros eventos que fazem parte da 16ª edição da Settimana della Lingua Italiana nel Mondo (Semana da Língua Italiana no Mundo), iniciativa internacional criada em 2001 pelo Ministério de Relações Exteriores da Itália, a Farnesina, para promover a língua e a cultura do país europeu pelos quatro cantos do planeta.   


E o Brasil, que conta com uma gigantesca colônia italiana, terá até a próxima segunda-feira (23), vários eventos da Semana em Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.   


Confira a programação da Semana da Língua Italiana no Mundo nas capitais brasileiras: BRASÍLIA Segunda-feira, dia 17 - Palestra Zélia Gattai Amado e suas Raízes Italianas: Histórias e Língua como Espaços de Identidade e Tradução de Memórias, com a escritora e "brasilianista" italiana Antonella Rita Roscilli na Universidade de Brasília (UnB).   


Quinta-feira, dia 20 - O Uso Criativo da Língua Italiana na Linguagem Publicitária, com a professora italiana Andreina di Vittori, na Universidade de Brasília (UnB).   


Sexta-feira, dia 21 - Portas Abertas à Embaixada da Itália para os estudantes de língua italiana da UnB.   


BELO HORIZONTE Segunda-feira, dia 17 - Palestras Breve História do Design, com o doutor Mateus Lima Silveira, e Feito na Itália: os Sentidos Culturais Resgatados da Memória do 'Fazer', com a professora Soraya Coppola, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).   


Leituras e apresentações dos estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).   


Leituras de textos da literatura futurista italiana no Ponteio Lar Shopping.   


Terça-feira, dia 18 - Palestra A Instalação Artística de Giuseppe Penone em Inhotim, com Maria Camara, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).   


Apresentações dos estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).   


Palestra O Design no Setor Automobilístico, com o doutor Manuel Ferreira, no Ponteio Lar Shopping.   


Palestra Zélia Gattai Amado e suas Raízes Italianas: Histórias e Língua como Espaços de Identidade e Tradução de Memórias, com a escritora e "brasilianista" italiana Antonella Rita Roscilli, na Casa Fiat de Cultura.   


Quarta-feira, dia 19 - Feito na Itália: os Sentidos Culturais Resgatados da Memória do 'Fazer', com a professora Soraya Coppola, no Ponteio Lar Shopping.   


Palestra Breve História do Design, com o doutor Mateus Lima Silveira, no Ponteio Lar Shopping.   


Quinta-feira, dia 20 - Encontro Brasil e Itália: O Potencial das Parcerias Institucionais, no Ponteio Lar Shopping.   


Diálogo da Moda e da Morte - Apresentação da atriz e artista plástica Juçara Costa e da atriz Matilde Baldi, com direção artística de Kalluh Araújo, no Ponteio Lar Shopping.   


"A Cidade Invisível", de Ítalo Calvino: Interpretação da atriz Anita Mosca, no Ponteio Lar Shopping.   


Sábado, dia 22 - Viagem no Design Através dos Objetos - Ateliê para crianças com o artista plástico Guido Boletti, no Ponteio Lar Shopping. (CONTINUA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos