Doces ou Travessuras? Veja 20 pratos para o Halloween

ROMA, 21 OUT (ANSA) - Em todo o mundo, o dia de Halloween conta com especialidades gastronômicas típicas. Algumas, no entanto, precisam de um pouco de coragem para comê-las. Por isso, o site Lastminute.com, selecionou 20 pratos como sugestão o jantar do dia 31 de outubro.   


ENTRADAS Para àqueles viajantes que amam explorar culturas e tradições locais, também no quesito culinária, o Muktuk da Groelândia promete surpreender qualquer um. O prato típido dos esquimós é basicamente um pedaço de couro de baleia congelado. É rico em vitamina D - apesar de não aparentar ser muito saboroso como um frango. Comida para os olhos? Sim, literalmente. Uma receita típica do Japão é feita com globos oculares de atuns. Os que provam garatem ser muito gostoso. Se a fome ainda não passou, outra sugestão de entrada é o Stargazeypie. Um bolo feito com sardinhas que deixará você sem fôlego (ou sem fome). Esse prato provém de uma vila de pescadores chamada Mousehole, na Inglaterra. E é servido tradicionalmente durante a noite de Tom Bawcock, um festival da na região que acontece em homenagem ao pescador que virou lenda.   


Existe algo mais aterrorizante do que um ovo tão verde que é quase preto? Na China, o ovo centenário é assim. Não porque está podre ou velho, os ovos são conservados alguns meses numa composta de carvão, cal e carbono até se tornarem escuros por dentro. O sabor de queijo e sua consistência gelatinosa é uma entrada que promete "levantar defunto"! PRIMEIRO PRATO - Sopas Para quem aprecia um bom caldo, não pode perder a sopinha que vem diretamente dos ninhos de passarinhos. Na China, o ingrediente principal de uma sopa especial é a saliva e aquela "papinha" que as andorinhas (e todas as aves) fazem para alimentar seus filhotes. O prato no país é muito valorizado, principalmente pelos benefícios a saúde, que prometem ajudar asma, mas principalmente aumentar a libido. Dizem que vale cada centavo gasto, afinal cada porção custa até US$100.   


Já na Europa, a Polônia se destaca nas culinárias esquisitas. A "Czernina" é uma sopa feita com sangue de pato. A receita é bem difundida na cultura polonesa, então se for difícil de digerir, não fale na frente de um amigo polonês! E para quem precisa curar uma ressaca, a "Sopa Menudo" é o prato perfeito. Original do México é servida em ocasiões especiais e seus principais ingredientes são estômago de vaca cozido com polenta. Falando em tripas, "Haggis" é um prato da Escócia a base de vísceras de carneiro (pulmão, fígado e pulmão) temperado com cebola, cenoura, ervas e especiarias. Todo mês de janeiro, os escoceses celebram o nascimento do poeta Robert Burns e degustam a receita com um bom whisky.   


SEGUNDO PRATO - CARNES e QUEIJOS Larvas de formiga podem ser consideras um tipo de carne? No México, sem dúvidas! Chamas "escamoles" são ingredientes de muitas receitas.   


Para quem estiver indeciso entre carne e ovo, "Balut" é a receita certa. Originária das Filipinas, tem um procedimento simples: esperar o feto de pato se formar quase por completo dentro do ovo e o cozir ainda dentro das cascas. Já na ilha italiana Sardenha, a comida esquisita é o queijo Casu Marzu. Muito particular porque durante sua produção, larvas de insetos vivos são inseridos manualmente para aumentar a fermentação do queijo e lhe proporcionar um sabor realmente único. Saboro mas venenoso. O peixe baiacu é tradicional do Japão, no entanto, ele tem substâncias altamentes tóxicas. Por isso, no país, somente chefs qualificados com três anos ou mais de formação, são autorizados a servir o prato. SOBREMESA Nada de cheesecake ou tiramisú. Na Finlândia, a sobremesa tradicional tem como um dos ingredientes... sangue. É um tipo de rosquinha onde no lugar de leite é colocado sangue. Quem se arrisca? E para refrescar, um picolé de lagosta pode ser a solução! O sorvete sabor must-have é a sensação do estado de Maine, nos Estados Unidos. A culinária asiática também esbanja doces mais alternativos. O doce de feijão vermelho é uma mistura de feijões congelados polvilhados com gergelim e cortados em pequenos cubos. BEBIDAS Tem que ter estômago forte para pedir o drink Sourtoe, um cocktail muito especial que é servido exclusivamente em um bar de Dawnson, no Canadá. Esse bar, que tem mais de 100 mil membros humanos, propõe aos seus clientes uma experiência e tanto.   


Dentro dos copos você pode achar dedos humanos desitrados e conservados no sal... e que são usados para dar um temperinho especial aos drinks. Caso queira algo mais energético, o vinho com ratos da Coreia pode ser ideal! Um tradicional tônico asiático, que muitos dizem lembrar o gosto de gasolina. Para os amantes de cerveja, a Chicha é a bebida certa para experimentar! O peculiar da bebida é seu processo de fermentação. Ainda muito popular nas vilas peruana, o processo de fermentação é feito por humanos: as pessoas mastigam o trigo/cereais e os cospem depois. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos