Preço da trufa branca na Itália sobe 80% em um mês

ROMA, 25 OUT (ANSA) - Nos últimos 20 dias, o preço da trufa branca italiana aumentou 80%, atingindo a cifra de 450 euros, segundo análise da Coldiretti, entidade que reúne agricultores do país europeu.   


O valor médio da trufa de Alba, cidade da região do Piemonte que produz aquela que é tida como a melhor do mundo, era de "apenas" 250 euros no início deste mês.   


De acordo com a associação, o aumento do preço é semelhante ao registrado nos últimos anos. Em 2013, a cifra bateu em 350 euros. Já em 2012, chegou a 500 euros, enquanto em 2007 o máximo foi de 450 euros para trufas de tamanho médio, com cerca de 20 gramas.   


"Um dos motivos para o aumento de preço foram as condições climáticas não favoráveis, porque as trufas crescem em solos que devem permanecer frescos e úmidos tanto na fase de germinação como na maturação", diz um comunicado da Coldiretti.   


Segundo a organização, a trufa é para a Itália um negócio de 500 milhões de euros e que envolve cerca de 200 mil agentes coletores.   


Entretanto, é no outono que ocorre a maioria dos eventos, festivais e exposições dedicadas às trufas.   


"Esses compromissos representam uma excelente oportunidade para comprar ou prová-las nas melhores condições e preços mais acessíveis, mas também para se proteger contra o risco de enganar-se com a venda de importações de baixo custo", conclui o comunicado. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos