Topo

Papa e Mujica estarão no 3ºEncontro dos Movimentos Populares

29/10/2016 13h49

CIDADE DO VATICANO, 29 OUT (ANSA) - O Vaticano apresentou os destaques do 3º Encontro dos Movimentos Populares, que ocorrerá entre os dias 2 e 5 de novembro em Roma, e confirmou que o papa Francisco estará presente no evento.   

Entre os destaques da reunião, está uma palestra do ex-presidente do Uruguai José Mujica, no dia 4, e a missa final realizada pelo Pontífice no dia 5 de novembro.   

Segundo o Juan Gabrois, um dos membros do comitê organizador, a terceira edição da reunião servirá para "começar a colocar em prática" as 10 prioridades decididas no último encontro, realizado no ano passado na Bolívia, ligadas ao tema "trabalho, teto e terra".   

Ao todo, participarão do evento 92 organizações de 62 países, em um total de cerca de 200 delegados. Além dos pontos principais ligados aos três "T" ("trabajo, techo, tierra"), também serão debatidas questões ligadas à proteção da natureza e aos imigrantes e refugiados, temas caros ao líder da Igreja Católica.   

Os organizadores destacaram que o encontro será focado na questão sempre lembrada por Jorge Mario Bergoglio: colocar os "pobres" no centro do sistema para poder mudar a realidade da sociedade e do mundo.   

"Há a superação das visões paternalistas e assistencialistas. Os movimentos sociais querem ser atores do processo da mudança do mundo", acrescentou Gabrois. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.