Italianos fazem festa para receber imigrantes em Milão

MILÃO, 04 NOV (ANSA) - Centenas de pessoas se reuniram em frente a um edifício cedido pela Prefeitura de Milão, no norte da Itália, para abrigar solicitantes de refúgio com o objetivo de dar as boas-vindas aos imigrantes.   

O evento ocorreu na última terça-feira (1º), um dia depois da chegada de 80 das cerca de 300 pessoas que serão hospedadas no local. Faixas estendidas pela multidão diziam "bem-vindos" em inglês e italiano, enquanto música e comida animavam os participantes.   

A festa foi uma forma de resposta aos protestos dos últimos dias contra a chegada dos solicitantes de refúgio ao edifício, que fica no norte da capital financeira da Itália. "Essa é uma Milão que se lembra das nossas tradições e daquilo que queremos ser. É importante ter ao seu lado pessoas assim", declarou o prefeito Giuseppe Sala, de centro-esquerda.   

Porta de entrada para imigrantes ilegais na Europa, a Itália vive uma crescente tensão por conta da chegada em massa de pessoas oriundas da África e do Oriente Médio ao seu território.   

Em algumas cidades de pequeno porte, moradores chegaram a montar barricadas para não hospedar solicitantes de refúgio.   

Para dividir o peso do acolhimento, o governo italiano adotou a tática de distribuir os imigrantes que chegam ao país entre seus municípios, de acordo com a população de cada um. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos