Polícia desmantela acampamento de imigrantes em Paris

PARIS, 04 NOV (ANSA) - A polícia francesa desmantelou nesta sexta-feira (4) um acampamento de imigrantes formado na zona nordeste de Paris após o fim do campo de Calais, no norte do país.   

Segundo a Prefeitura, foram removidas 3,8 mil pessoas, entre refugiados e solicitantes de refúgio, principalmente somalis, sudaneses, afegãos e eritreus. A operação foi conduzida por cerca de 600 policiais, e os moradores do acampamento foram transferidos para centros de acolhimento do governo situados nos arredores da capital.   

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, afirmou que a zona evacuada será cercada para impedir a formação de novos barracos. "É o fim de uma favela indigna, a maior que já conhecemos", declarou a chefe municipal.   

O número de solicitantes de refúgio na capital aumentou exponencialmente com a operação de desmantelamento do acampamento de Calais, onde eles haviam se acumulado na tentativa de cruzar o Canal da Mancha rumo ao Reino Unido.   

De acordo com várias ONGs, essas pessoas escaparam do norte da França durante os trabalhos de evacuação e chegaram até Paris, se recusando a ir para os centros de acolhimento do governo. O campo de Calais abrigava cerca de 8 mil pessoas e terminou de ser esvaziado nesta semana. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos