Jornal cubano 'Granma' chama Trump e Hillary de 'desonestos'

HAVANA, 8 NOV (ANSA) - Mesmo com a retomada das relações bilaterais entre Estados Unidos e Cuba, o jornal cubano "Granma" criticou os dois candidatos à Casa Branca e definiu as eleições norte-americanas de hoje (8) como "a votação do desgosto". Apontando pesquisas segundo as quais os eleitores estão "aborrecidos" com a campanha eleitoral, o jornal do Partido Comunista Cubano afirmou que "nenhum dos candidatos será capaz de unir o povo norte-americano depois das eleições, pois foi criada uma nação dividida". "O processo eleitoral que deve culminar hoje tem sido insólido, extravagante, estridente, irracional e, às vezes, obsceno. Os únicos dois candidatos com possibilidades de ganhar são considerados desonestos e não-confiáveis pela maioria do eleitorado", escreveu o jornal.   

O "Granma" também ressaltou que a democrata Hillary Clinton não deve perder o foco nem por um instante, já que o republicano Donald Trump aparece na sua cola nas pesquisas de intenção de voto, com apenas cinco pontos percentuais de diferença, "o que comprova as incertezas que pairam sobre os Estados Unidos".   

"A característica mais alarmante da melancolia cidadã nos Estados Unidos de hoje é o colapso relativo da integridade, da honestidade e da decência. É um apagão espiritual inegável, de grades proporções", criticou o jornal, citando o professor de religião e estudos africanos da Universidade de Princeton, Cornel West. Desde antes da retomada das relações diplomáticas com os Estados Unidos, promovidas pelo presidente democrata Barack Obama em 2014, após mais de meio século de afastamento, o governo cubano não toma posição diante de eleições à Casa Branca. "Nada mais parecido nos Estados Unidos a um candidato democrata que um republicano", sintetizavam as lideranças cubanas. Mas, nos últimos dois anos, analistas, professores e comentarias de Cuba têm demonstrado preferência por Hillary, rejeitando Trump, mas também criticando o sistema eleitoral dos Estados Unidos. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos