Elton John expõe coleção de fotos no Tate Modern, em Londres

LONDRES, 10 NOV (ANSA) - Poucos sabem disso, mas Elton John detém uma das coleções de fotos mais importantes do mundo. A paixão do músico reúne mais de 8 mil imagens de profissionais renomados e tiradas desde o começo dos anos 1990. Esse patrimônio artístico começou a ser exibido nesta quinta-feira (10) no museu Tate Modern, em Londres, com a mostra "The Radical Eye: Modernist Photography from the sir Elton John Collection", que inclui trabalhos do pioneiro da fotografia de rua André Kertész, de Man Ray e até retratos de Salvador Dalí. A exposição ficará em cartaz até 7 de maio e contará com 190 imagens que costumam decorar as paredes da mansão do astro britânico. "A fotografia se converteu em uma incrível companheira. As fotos me fazem sentir como um menino em uma loja de doces", acrescentou Elton John.   


A maioria das imagens é de 1915 a 1950, época na qual a fotografia se tornou uma linguagem artística. Um exemplo é a obra surrealista "Glass Tears", de Man Ray, que o cantor adquiriu em 1993 por US$ 200 mil.   


"A era moderna da fotografia foi um dos momentos-chave para meu trabalho como colecionador e me deu muita alegra nos últimos 25 anos. Cada uma dessas fotos foi uma inspiração para minha vida.   


Estas imagens enfeitam as paredes de minha casa, e as considero minhas pedras preciosas", declarou o músico. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos