Ex-refugiada Sharbat Gula passará por tratamento na Índia

CABUL, 13 NOV (ANSA) - Sharbat Gula, a ex-refugiada afegã imortalizada em uma capa da revista "National Geographic" em 1985, passará por tratamento médico na Índia.   

No fim de outubro, Gula havia sido presa no Paquistão sob acusação de falsificar documentos, mas acabou conseguindo permissão para retornar ao Afeganistão, onde foi recebida pelo presidente Ashraf Ghani. Seus advogados alegam que ela sofre de hepatite C.   

Em sua conta no Twitter, o embaixador afegão na Índia, Shaida Abdali, afirmou que o tratamento será gratuito e é uma "demonstração de verdadeira amizade" por parte das autoridades de Nova Délhi.   

Hoje com 43 anos, Gula foi retratada pelo fotógrafo Steve McCurry em 1984, quando havia acabado de chegar ao campo de refugiados de Peshawar, no Paquistão, fugindo da guerra soviética no Afeganistão.   

Na época, ela tinha apenas 12 anos, e a foto estampou a capa da "National Geographic" em junho de 1985. Seu olhar intenso voltado à câmera fez com que Gula fosse chamada de "Mona Lisa do Terceiro Mundo".   

Depois de 17 anos, em 2002, McCurry a reencontrou vivendo no campo de refugiados de Nasir Bagh, também no Paquistão, e a fotografou novamente. O retrato foi publicado na mesma revista e a mostra com os mesmos olhos magnéticos que a tornaram famosa no mundo inteiro.   

Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), o Paquistão é o segundo país que mais abriga essa categoria de deslocados em todo o mundo, com 1,6 milhão de pessoas, atrás apenas da Turquia, com 2,5 milhões. Por outro lado, o vizinho Afeganistão é a segunda principal nação de origem de refugiados no planeta, com 2,7 milhões, perdendo somente para a Síria, com 4,9 milhões. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos