Homem mais velho da Itália completa 111 anos de vida

CAGLIARI, 14 NOV (ANSA) - Valerio Piroddi, o homem mais velho da Itália, completou 111 anos de vida no último domingo (13).   


Morador da cidade de Assemini, no sul da Sardenha, o idoso é mais conhecido como "Tziu Mundicu", em dialeto, e se tornou um campeão de longevidade.   


Piroddi festejou mais um aniversário cercado pelos filhos, netos, bisnetos e sobrinhos e consolidou sua liderança como mais velho do país. "Não é só o mais velho da Itália, como pode se tornar o mais velho da Europa", afirma Roberto Pilli, presidente da Comunidade Mundial da Longevidade, que acompanha o idoso do ponto de vista científico.   


"Ele brilha por sua memória e habilidade motora, um verdadeiro fenômeno, com uma idade biológica pelo menos 20 anos menor do que realmente tem", explica o especialista.   


A saúde e lucidez do centenário são atribuídas não só a fatores genéticos, mas também a seu estilo de vida. Piroddi trabalhou como camponês até seus 85 anos, no meio do campo e da natureza, onde vive até hoje. Além de manter uma dieta rica em verduras e frutas, ele também não dispensa queijos e vinho e adora sorvetes e rosquinhas. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos