Papa recebe seleção alemã e diz que equipe é 'exemplo'

CIDADE DO VATICANO, 14 NOV (ANSA) - O papa Francisco recebeu na manhã desta segunda-feira (14) a seleção alemã de futebol e elogiou a postura da equipe e seu espírito de equipe.   

"Estou feliz em saudar os atuais campeões do mundo do futebol aqui no Vaticano. Eu ouvi muito que as vitórias de vocês são vitórias da equipe. Por isso, a "Mannschaft" [equipe, em alemão] virou uma definição comum de seu grupo", disse Francisco.   

Apaixonado por futebol, Jorge Mario Bergoglio mostrou que entende do esporte e ressaltou os valores do esporte jogado coletivamente. "Em efeito, o esporte competitivo não é só disciplina e sacrifício pessoal, mas também o respeito pelo próximo e o espírito de equipe. Isso vos leva ao sucesso como 'Mannschaft' e vos leva, ao mesmo tempo, a reconhecer a sua responsabilidade além dos gramados, sobretudo com os jovens que vos tomam como modelo", disse ainda o sucessor de Bento XVI.   

Ao falar do exemplo, Bergoglio ainda ressaltou o "empenho para realizar alguns objetivos sociais" e agradeceu, particularmente, ao apoio dado ao grupo "Sternsinger", os "Cantores da Estrela, para ajudar crianças e jovens nos países mais pobres". De acordo com o líder da Igreja Católica, essa iniciativa mostra como é possível superar barreiras "que parecem intransponíveis e que penalizam as pessoas necessitadas e marginalizadas".   

Por sua vez, o capitão da equipe, o goleiro Manuel Neuer, e o presidente da Federação Alemã de Futebol, Reinherd Grindel, agradeceram a receptividade do líder católico.   

Os alemães estão na Itália para participar de um amistoso contra a Itália, em Milão, em partida que será disputada nesta terça-feira (15). (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos